O que é um relato real?

O relato real, de experiência e/ou pessoal é a descrição que um autor faz de um acontecimento verdadeiro ou vivência. Na maioria das vezes é sempre uma lição de vida. Sua principal função é tornar conhecida uma ação ou sequência de ações já ocorridas, sendo portanto, no campo da escrita, um texto primordialmente narrativo. Nesse tipo de texto, podemos sentir as emoções e sentimentos expressos pelo narrador, o qual torna-se o protagonista da história. 

 

Chamada à publicação - A todos aqueles que gostam de escrever e querem publicar em livro o seu trabalho. O Concurso Literário de Relatos Reais do CNNE, lhes traz a oportunidade de contarem suas histórias e concorrerem por um espaço no livro Coletânea de Relatos Reais – HISTÓRIAS HUMANAS 2019. Para que as suas histórias sejam compartilhadas com muitos outros leitores. As inscrições foram prorrogadas para o dia 15 de fevereiro de 2020.

Obs.: As inscrições do Concurso Literário de Relatos Reais - HISTÓRIAS HUMANAS 2019, foram novamente prorrogadas, devido a insuficiência de relatos necessários para compor o livro. Desta forma, as inscrições estarão abertas até o dia 15 de fevereiro 2020. No brasil existem poucos concursos para este gênero literário, diferente da poesia e do conto, no entanto, o CNNE objetiva estimular os escritores do gênero promovendo concursos anualmente, sabendo da riqueza e potencial dos escritores brasileiros. Desta forma, se insistirá com esta campanha até que se obtenha relatos para a composição do livro. 

O Concurso Nacional Novos Escritores lhes deseja sucesso sempre!

Veja o edital abaixo e faça sua inscrição hoje mesmo!

CNNE – CONCURSO NACIONAL NOVOS ESCRITORES

Chamada à publicação

 

Concurso Literário de Relatos Reais: HISTORIAS HUMANAS 2019.

 

Edital / Regulamento

I – INSCRIÇÕES:

Art. 1º – A participação neste concurso é gratuita.

Art. 2º – A participação é permitida para todos brasileiros natos ou naturalizados brasileiros, maiores de 16 anos com texto em língua portuguesa e residentes em qualquer região do país. Menores de 16 anos somente com autorização dos responsáveis.

Art. 3º – A inscrição será realizada pelo site: www.cnne.net.br - no período de 05 de Abril a 15 de fevereiro de 2020, pelo formulário online disponível no próprio site.

Art. 4º – É vetada a participação de membros da diretoria e de membros da comissão julgadora do CNNE.

Art. 5º – Cada autor poderá concorrer com até dois relatos reais de sua autoria que deverão ser inéditos, ou seja, que ainda não foram publicados em livros.

a) O relato poderá ser sobre uma memória, sonho, experiência, acontecimento ou etc.;

b) Poderá discutir um tema embasado nessas vivencias;

c) A linguagem utilizada poderá ser formal ou informal;

d) Além de narrativo, o relato poderá ser descritivo, com a descrição do local, personagens e objetos;

e) Poderá, se assim quiser, concluir o relato com uma "moral da história";

e) O relato poderá ser pessoal ou de terceiros;

g) O relato deverá ser real, porém os nomes dos indivíduos mencionados nos relatos deverão ser fictícios, ou seja, deverão ter os nomes trocados por outros nomes.

 

Art. 6º – O relato deverá ser enviado em formato em formato doc. (Word, Open Office, etc.), com fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5 e não deve exceder o limite de 03 (três) laudas no tamanho A4.

Art. 7º – O formulário de inscrição devidamente preenchido deverá ser enviado juntamente com o(s) relato(s) para: cn.novosescritores+historiashumanas@gmail.com

Art. 8º – O tema é livre.

II – PREMIAÇÃO:

Art. 9º – Os relatos selecionados serão publicados no livro Coletânea de Relatos Reais – Histórias Humanas 2019.

Art. 10º – Os participantes não poderão acumular as premiações, ou seja, só poderá ser classificado apenas um relato de cada participante para esta coletânea.

Art. 11º – Serão 250 (duzentos e cinquenta) relatos classificados, podendo haver o acréscimo de classificados de segunda chamada.

 

Art. 12º – Inserção de destaque no livro para os 20 primeiros classificados. Os demais classificados serão organizados por ordem alfabética.

Art. 13º – Os prêmios serão divididos da seguinte maneira para os três primeiros classificados:

 

a) Para o 1º colocado: Quinhentos (500,00) reais em dinheiro, medalha Prêmio Histórias Humanas 2019 e um Certificado de Participação.

b) Para o 2º colocado: Trezentos (300,00) reais em dinheiro, medalha Prêmio Histórias Humanas 2019 e um Certificado de Participação.

c) Para o 3º colocado: Duzentos (200,00) reais em dinheiro, medalha Prêmio Histórias Humanas 2019 e um Certificado de Participação.

 

Art. 14º – Para os demais, será concedido um Certificado de Participação.

III – COMISSÃO JULGADORA:

Art. 15º – Os relatos inscritos serão avaliados por editores e especialistas da língua portuguesa e nas áreas da literatura, psicologia, psicanalise, teologia, filosofia, sociologia, antropologia e outras. A Comissão Julgadora terá autonomia no julgamento, que será regido pelos princípios de originalidade e criatividade. A comissão é soberana e não caberá recurso de suas decisões.

IV – RESULTADO:

Art. 16º – O resultado do Concurso será divulgado no dia 30 de fevereiro de 2020 pelo site: www.cnne.net.br e os autores selecionados serão informados pelo e-mail declarado na inscrição.

V – PUBLICAÇÃO:

Art. 17º – Cada autor classificado arcará com a compra de 10 (dez) exemplares do livro Coletânea de Relatos Reais - HISTORIAS HUMANAS 2019, pelo custo de duas parcelas de R$ 219,00 (duzentos e dezenove reais).

Art. 18º – As duas parcelas deverão ser pagas via boleto bancário até os dias 15 de março e 15 de abril de 2020.

Art. 19º – Em caso de inadimplência, a obra classificada poderá não ser publicada, e  premiados não receberão o prêmio.

 

Art. 20º – Os livros e medalhas serão entregues no endereço informado na inscrição, até o dia 30 de abril de 2020, podendo ocorrer atrasos de até 07 dias para algumas localidades. O prêmio em dinheiro será depositado em conta bancária fornecida pelo ganhador até o dia 10 de maio de 2020.

Art. 21º – Os casos omissos serão decididos em comum acordo, pela Comissão Julgadora e pela Comissão de Organização do Concurso.

 

VI– DISPOSIÇÕES GERAIS:

Art. 22º – Ao se inscreverem, todos os candidatos aceitarão automaticamente todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento. As inscrições implicam em plena concordância com os termos deste regulamento.

 

Art. 23º – Do julgamento apresentado pela Comissão Julgadora, quanto a qualidade dos relatos selecionados, não caberá qualquer recurso, ficando esta medida adstrita às condições extrínsecas do concurso, dispostas nas cláusulas deste Regulamento, que será julgado pela Comissão de Organização do Concurso.

Art. 24º – O Concurso Nacional Novos Escritores detém todos os direitos de Publicação e Distribuição da obra.

  • Instagram - Cinza Círculo

© CNNE - Concurso Nacional Novos Escritores - Todos os Direitos reservados.

Concurso Literário de Poesias: Nova Poesia 2019. cn.novosescritores+novapoesia@gmail.com

Concurso Literário de contos: Conte-me um conto 2019. cn.novosescritores+conte-meumconto@gmail.com

Concurso Literário de Microcontos: Conto Minimalista 2019. cn.novosescritores+contominimalista@gmail.com

Concurso Literário de Fábulas: Era uma Vez 2019. cn.novosescritores+eraumavez@gmail.com

Concurso Literário de Frases e Ilustrações: Frases Ilustradas 2019. cn.novosescritores+frasesilustradas@gmail.com

Concurso Literário de Tiras: Tirinhas Brasileiras 2019. cn.novosescritores+tirinhasbrasileiras@gmail.com

Concurso Literário de Escritos na Terceira Idade: "Reflexões" 2019. cn.novosescritores+reflexoes@gmail.com

Concurso Literário de Relatos Reais: Histórias Humanas 2019. cn.novosescritores+historiashumanas@gmail.co